ESPECIALISTA EM LOGÍSTICA E PRODUÇÃO

LOGÍSTICA E PRODUÇÃO

A logística empresarial como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos. A novidade encontra-se no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, seguindo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial. Com isso, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar valor aos produtos e serviços que são comprados pelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para o sucesso das ações de marketing.

Produção é todo o processo que permite transformar matérias-primas em produtos acabados prontos a serem comercializados. A gestão da produção é a função da empresa que se encarrega de tornar o processo produtivo o mais eficiente possível. Para tal, toma ações em nível de definição e especificação do processo produtivo, da capacidade produtiva a instalar, da tecnologia a utilizar, do layout, da política de controle da qualidade, da manutenção, reparação e substituição dos equipamentos, e da definição de funções na fábrica.

Produção é todo o ato que permite transformar matérias-primas em produtos acabados prontos a serem comercializados. A gestão da produção é a função da empresa que se encarrega de tornar o processo produtivo o mais eficiente possível. Para tal, toma ações em nível de definição e especificação do processo produtivo, da capacidade produtiva a instalar, da tecnologia a utilizar, do layout, da política de controle da qualidade, da manutenção, reparação e substituição dos equipamentos e da definição de funções na fábrica.